terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Desenrolando o ano novo ou como fazer fio de malha com uma camiseta velha

Antes de mais nada, Feliz Ano Novo, minha gente!
Por aqui, o ano parece que continua na mesma super velocidade que 2015. Não preciso dizer mais nada, né?
Terminei e comecei o ano faxinando a casa mas sobretudo o meu querido ateliê. Consegui dar novo uso à muitos retalhos, jogar muita coisa fora, organizar fios e tecidos e usar várias linhas de malha que estavam encalhadas por aqui, desde que fiz um tapetão para minhas filhas. Lembrei depois de umas camisetas de cores vivas que meu marido ia doar e que eu tinha separado para fazer linha de malha e resolvi tirar umas fotos para mostrar como é fácil fazer a linha, com uma qualidade melhor que as encontradas no Brasil.


Essas linhas que são vendidas no comércio por aqui,várias vezes têm largura irregular e emendas horríveis feitas com costura em linha branca... Recomendo até cortar fora esta parte do fio que está muito fina e refazer a emenda com uma costura à máquina ou à mão, com linha da mesma cor. Assim você não terá surpresas no final, quando o fio arrebenta com o uso ou aquele fio branco da emenda teima em aparecer.
Mas o que eu queria ensinar é fazer a linha de malha a partir de uma camiseta velha.


Material:
  • Camiseta velha, de preferência sem costura lateral
  • Régua metálica para corte
  • Tesoura para tecido
  • Cortador circular (opcional, mas facilita muuuito o trabalho)
  • Tapete de corte 



Primeiro passo: Cortar fora a barra inferior da camiseta. Muitas vezes o tecido está deformado, não se preocupe, corte da forma mais reta possível e na perpendicular às laterais da camiseta.


 Segundo passo. Cortar o tecido em várias franjas com a largura desejada (no meu caso, deixei 3cm), deixando cerca de 5cm de tecido sem cortar em uma das laterais.


Terceiro passo: Abrir o tecido de forma que a parte que não foi cortada fique sobre o tapete de corte, sem sobrepor outra camada de tecido.Visualizar ou mesmo tracejar com um lápis para tecido, linhas diagonais que liguem um corte ao outro, logo acima.


 Quarto passo: Cortar o tecido sobre as demarcações em diagnal, de forma a obter uma grande tira de tecido, sem emendas.


 Quinto passo: Esticar a tira de malha com as mãos até ela ceder e formar um tipo de tubo. Deixar a linha o mais homogênea possível.


E pronto! agora é só atacar!
Quer um projetinho de cesto para fazer? Veja alguns projetos aqui e aqui!


Fiz vários cestinhos, para guardar as miudezas que teimam em cair... No primeiro cesto, feito com a linha comprada no comércio, coloquei os elásticos de cabelo floridos que eu faço. No segundo, feito com a malha que usei nas fotos e o terceiro, com a malha de um vestido que transformei em camiseta... Como é bom dar nova vida às, coisas, não acham? Ótimo começo de ano pra todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário